domingo, 18 de setembro de 2011



     Aniquilando a arma do desânimo

Chegou a um pé de zimbro, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que meus antepassados” – I Reis 19.4
Era noite no deserto da Arábia. Depois de um dia de fatigante caminhada nas ondulantes areias do deserto,  encontrava-se um homem cansado, solitário e vencido pelo desânimo. Deitado sobre a areia, o desesperado fugitivo ergue a mais estranha súplica que encontramos nas páginas da Bíblia: “Senhor, tira a minha vida” (I Reis 19.4).
Esse homem era Elias, o audacioso profeta que denunciou os pecados de Acabe, a apostasia de Israel, censurou os excessos da ímpia Jezabel e vindicou a honra de Jeová no Monte Carmelo. Mas, como um homem tão forte poderia chegar a uma condição de tamanho desalento assim? Quão frágil é a natureza humana! Elias foi vítima do desânimo.
Uma das mais poderosas armas usadas pelo inimigo é o desânimo.
O Diabo pôs suas ferramentas à venda. Todas tinham o preço marcado nelas, e havia muitos instrumentos traiçoeiros à disposição: ódio, inveja, ciúme, engano, orgulho, mentira e assim por diante. No entanto, havia uma ferramenta separada das demais. Ela tinha uma aparência inofensiva e parecia mais usada que as outras. Seu preço também era muito maior do que o das outras.
- Qual é o nome dessa ferramenta? – perguntou um cliente.
- É o desânimo – respondeu o Diabo.
- E por que o preço dela é tão superior ao das outras?
- Porque o desânimo é muito mais útil para mim. Quando não consigo usar nenhum dos outros instrumentos para me aproximar de uma pessoa, uso essa para espreitar e penetrar em seu coração; e posso usá-la com quase todos os seres humanos, pois pouca gente sabe que sou o dono dessa arma (John W, Yates, em seu livro: Preaching Today – Pregando Hoje).
Por que o desânimo é essa arma tão eficaz? Porque ele nos faz tirar os olhos de Jesus e concentrá-los em nós mesmos e em nossos problemas.
Para aniquilar a ação do desânimo você deve praticar a sugestão que Deus deu a Elias na sua noite de fuga: “Levante-se e coma” (I Reis 19.5). Levante-se você também, tome sua Bíblia e alimente-se. Ouça a voz divina que diz: “Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. “Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor seu Deus, estará com você por onde você andar” (Mateus 11.28 e Josué 1.9)

Qual é o seu desânimo? Saiba que por mais difícil que seja Deus está com você. Tenha uma boa Semana. Um abraço.

Itaniel Silva
Pastor da Igreja do UNASP/SP.

2 comentários:

  1. Querida, espero que goste do meu blog, afinal ele ainda está bem no começo.
    Obrigada por me seguir. Serei sua seguidora também!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Claudete,
    Adorei recebelê-la em meu blog. Sinta-se à vontade e volte sempre que quiser.
    Beijo e ótimo domingo.

    ResponderExcluir